Blog do Andarilho

O dia a dia de um Andarilho pela cidade

Seguindo os passos do Andaralho do Carilho

terça-feira, 6 de abril de 2004



Uma das minhas paixões sempre foi música, há um tempinho atrás eu gastava boa parte do meu salário comprando CD´s e isso me rendeu uma boa coleção, porém com o advento do MP3 e do Napster e mais tarde os softwares P2P´s pontecializado pela ganância das gravadoras em lhe tirar seu dinheiro, eu comecei a ver que era mais negócio baixar as músicas na net, tá certo que muito do prazer em comprar um CD que eu tava muito afim era o de abrir o lacre da embalagem, ler o encarte, botar o CD no player e deixá-lo rolar do começo ao fim, na ordem em que a banda escolheu pras músicas estarem. Só que como o que importa no final mesmo é a música eu não vou pagar 30 paus só pra ter esses prazeres, e tem mais, me cansei de ficar trocando os CD´s no player e de gastar um puta tempo procurando um CD que eu tô muito afim de escutar só que não tá na caixinha certa pq eu vivo trocando os CD´s de caixinha. Como a lei me permite ter cópias digitais dos CD´s que eu tenho eu resolvi que vou ripar todos os meus CD´s, e já comecei esse trampo.

Pense na seguinte situação, você chega em casa e diz: "putz, tô afim de escultar aquele CD do Dream Theater que eu não ouço á um tempão", então você vai até uma das suas 4 estantes de CD´s e percebe que os mesmos já não estão mais naquela ordem que você costuma colocá-los simplesmente pq você não tem mais tempo pra organizá-los, então você á muito custo finalmente acha a caixinha do CD em questão mas quando a abre... está vazia, você pega seu case onde estão os CD´s que você ouve no carro ou que você separou pra uma viagem e procura o CD lá, ele não está, então você vai até o seu som e pega o CD que está lá dentro, procura a caixinha desse CD que vai estar com outro disco dentro, então você vai fazendo o caminho inverso até que você ache o CD que você queria ouvir, derepente você percebe que já passou a vontade de ouvir aquele CD simplesmente pq nesse trajeto você achou um CD perdido do Deep Purple que você não ouve há mais tempo que o tal CD do Dream Theater.

Até aí você já gastou um tempão, se cansou e como você é um otimista você pensa: "Pelo menos eu organizei uma parte dos meus CD´s!!!"... Besteira, é muito mais fácil você ligar seu computador e ir nas suas listas do Winamp e ir direto onde você que ir, ouvir exatamente a música que deu vontade de ouvir naquela hora, tudo alí em ordem alfabética.

Já no caso de músicas baixadas na net entra todo aquele papo de que prejudica o artista. Eu acho que quem quer ser músico quer mais é ganhar dinheiro tocando, portanto quando eu pago 90 paus pra ver Iron Maiden pela 5ª vez eu já tô ajudando até demais, e também não acho que alguém só pq é um artista de sucesso mereça viver no luxo, acho que se alguém quer ser músico pelo prazer da música vai acabar sendo mesmo que só ganhe o suficiente pra uma vida descente, pra quê dar condições pros caras do Aerosmith terem um jato particular e os filhos da mãe cheirarem o jato num piscar de olhos??? Pra que eles tenham o que dizer nas músicas??? Mas quando eles começaram eles não tinham o que dizer mesmo quase não tendo o que comer??? Acho que a gente acaba tendo que aguentar muita porcaria na mídia só pq um idiota viu que pode ganhar dinheiro cantando pra uma mulher seminua pra ela esfregar a bunda numa garrafa...

Mas voltando ás MP3, encontramos um incovêniente, o espaço no seu HD. Bem, como você economizou um dinheiro deixando de comprar um CD que você queria só por causa de uma música e outra fortuna com o cancelamento do show do Mercedallica, agora você pode investir num HD extra ou num gravador de CD´s pra poder comprimir 10 CD´s numa única mídia, lembre-se da comodidade quando você quizer ouvir só suas músicas favoritas no meio dos seus 90 CD´s do Frank Zappa.. como no fim o que mesmo é a música....agora eu posso ouvir o que eu quizer, na ordem que eu quizer...

[Ouvindo: Under your Spell - Primal Fear (5:36)]